terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que siginifica a loucura a qual Paulo se referia?



Mensagem ministrada domingo, dia 28.08.11 – Culto especial de Missões


UM PEQUENO ESTUDO SOBRE A CRUZ

“Senhor, não estamos aqui para vender um produto, ou para enganar alguém, mas sim para ministrarmos a Tua palavra, para que todos conheçam a Tua vontade, e tenham coragem para executá-la, e principalmente VIVÊ-LA, Amém”.

 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119.105”

Há certo ditado, que diz que missionários e teólogos não se dão muito bem... Mas na verdade um bom missionário também tem de ser um bom teólogo, exímio na palavra de Deus.
Paulo, o maior missionário que já existiu, era também teólogo e profundo conhecedor da palavra de Deus.
Segunda uma pesquisa, feita a algum tempo atrás, 98% da população brasileira diz acreditar em Deus, mas se perguntássemos quantos tem por hábito ler a palavra d’Ele, (a bíblia sagrada) creio que apenas 2% responderia de forma positiva.

“É através da palavra de Deus, que o Senhor edifica sua igreja!”

Segundo outra pesquisa, nos EUA, o que mais faz a obra (ou a igreja) crescer, de forma saudável é óbvio é o método “tradicional” de ser igreja congregacional, ou seja através dos seguintes métodos:

- PREGAÇÃO BÍBLICA;
- ORAÇÃO;
- TESTEMUNHO;
- MISSÕES E
- ESTUDO BÍBLICO (EBD, E SEUS CONGÊNERES).

E, os últimos dias estão chegando... E entendendo isso, desde o princípio de seu ministério, o Apóstolo Paulo, se deparou com situações onde pregar a “cruz” parecia “loucura”...

Texto Base: 1 Co 1.18-29 e 30,31

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”

O texto acima, normalmente é interpretado de uma forma que não condiz realmente com a mensagem que o texto procura passar! Vejamos:

- Nem os Judeus, nem os gentios (no caso – os gregos) podiam aceitar de forma natural a posição messiânica de Cristo, muito menos sua Cruz.
- Todo bom judeu fundamentado em seu intenso estudo das escrituras, sabia que um homem crucificado, era um homem que havia se rebelado, ou era um escravo, portanto, não podia o tão aguardado messias, ser tal homem que fora crucificado: “Um libertador preso a uma cruz?” Segundo os tradicionais ensinamentos, esse era um homem “amaldiçoado” (Dt 21.23).
- Por outro lado os gentios (gregos) com todo seu estudo, e conhecimentos em filosofia não podiam aceitar que um Deus em toda sua grandeza, e com todos os seus “poderes”, dons e conhecimentos poderia se tornar homem, quiçá ser crucificado, isso era uma loucura inaceitável.

Judeus e gregos não aceitavam a cruz.

Já para nós, e para os que assim como nós entenderam o significado da “cruz”, tomar a cruz se tornou uma característica do discípulo. Tornou-se para nós motivo de orgulho dizer que aceitamos nossa cruz... O que foi uma vergonha para eles, para nós se tornou a essência de nossa fé.

Um recado para todos... Não faça a obra que Deus pôs em suas mãos com desleixo! Deus te deu um ministério! E esse ministério custou MUITO CARO! E talvez você esteja se perguntando: “Qual ministério?” – e a resposta é o ministério de falar do seu testemunho para os outros! Falar das maravilhas que Deus fez em sua vida, para que através desse testemunho, muitos venham se render também a Ele.

“Que a palavra de Cristo habite ricamente em vós... “ Cl 3.16


Anderson Corrêa
Follow: @christendoom

Referências:
- Bíblia sagrada – Bíblia de Estudos das profecias – ARA – Editora Atos – 2001
- Bíblia sagrada – Bíblia de Estudos de Genebra – ARA – Editora Cultura Cristã – 1999
- Manual bíblico Vida Nova – Editora Vida Nova – 1ª Edição - 2001

2 comentários:

  1. Aí, Anderson, volta e meia Deus usa seus meios de graça para comunicar algo a nós por meio de sua palavra. Tenha certeza de que esse texto foi um deles.

    Se você pensou que escrevê-lo não serviu de nada, saiba que serviu pra falar comigo.

    Deus abençoe sua vida, cara.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Thiago, valeu muito por suas palavras.
    Saiba que as suas também já falaram muito comigo.
    E é muito bom saber que não estamos sozinhos, e nem tudo está perdido nesse mundo "pseudo-cristão". Obrigado por tudo, e saiba que pessoas como você me motivam a continuar pensando, e lutando.
    Deus abençoe, sempre!

    ResponderExcluir