quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vida e Morte, tempestade e calmaria.


A vida se assemelha a uma tempestade. Mas quando a tempestade cessa, e vem a calmaria, tudo fica digamos “estranho demais”.
O mesmo acontece com a morte. De longe viver é fácil, muitas vezes e pra muitas pessoas a vida se torna mesmo algo insuportável. Outras não conseguem esperar pelo “final da tempestade”, e decidem “desistir” no meio do caminho.
Deixando para trás cacos de si mesmas, restos, e manchas difíceis, de ser apagadas. Difíceis de ser limpas; pelos que ficam é lógico.
E talvez esse seja o sonho de cada ser humano: apagar as manchas deixadas pela tempestade que é a vida. Os erros, falhas, decepções, crises, perdas... Tudo isso causa manchas na vida de cada uma das pessoas que figuram essa tempestade chamada existência. E quase ninguém sabe como fazer essa limpeza.
Mas a existência pode ser encarada de outra forma: Uma tempestade é um fenômeno da natureza, que mais cedo ou mais tarde vai cessar. Assim somos, nós: nossos medos, alegrias e tristezas. A espera de momentos apropriados para voltar a navegar, e velejar na calmaria que,  mesmo que superficialmente nos pareça apropriada, mais cedo ou mais tarde vai se revelar como “estranha demais”.
E quem foi que disse que devemos esperar a tempestade passar para navegar? A vida é essa tempestade! Devemos navegar mesmo em meio a trovoadas, relâmpagos e altas ondas... Aproveitar o momento, a emoção de estar vivo em meio a uma tempestade.
Um dia, a morte virá e de certo que existe algo mais que isso que conhecemos como vida. Existe vida eterna. Então esse momento que estamos vivendo, deve ser vivido intensamente e sem medo. Devemos respeitar a tempestade, mas não devemos temê-la.


Anderson Corrêa
28.06.11

terça-feira, 14 de junho de 2011

já faz alguns anos...

               Nunca fui fã do Renato Russo, muito menos do Legião; mas tenho de reconhecer que a melancolia, a frustração, e o cotidiano de algumas de suas músicas me agradávam. Hoje em dia as coisas mudaram: Você pode fazer sucesso agredindo os fãns, falar besteira em platéias lotadas, se drogar, e pra falar a verdade... quanto mais o artista se auto-destruir, mais atenção ele conseguirá. Talvez essa rebeldia sem causa, essa violência sem valor, instigue os mais obscuros sentimentos humanos, e por isso a grande massa aplauda incontidamente na ânsia de talvez estar naquele lugar.
               Mas, falando do vídeo em epígrafe: Creio que todos nós tenhamos um pouco dessa história em nossas vidas. E deixando a melodia de lado, a letra é muito coesa com a vida de milhares de jovens ainda nos dias de hoje. Uma juventude tão sem rumo quanto a de duas décadas atrás. Ainda falta para a maioria dos pais, pensar no futuro quando educam seus filhos... e não somente na vida financeira, também na vida sentimental, sexual, intelectual, social.
               Os tempos mudaram. Hoje não temos mais a inocência de tantos anos atrás. Hoje as drogas estão mais acessíveis, a informação e o conhecimento estão mais acessíveis. A prostituição, a pornografia e outros desvios sociais, estão dormindo do lado de nossas camas.
               Sabemos que na maioria das vezes o "cult" não é o ideal. Não é o ideal de se viver, de se sonhar, de se desejar... Por isso devemos abrir nossos olhos, enxergar a Verdade como ela merece ser vista, e correr atrás de coisas Eternas, não de coisas passageiras.
                Ah, sim. O vídeo. O vídeo é legal.